quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Roberto Silva: eu sou o samba.

Este que é um dos maiores sambistas de todos os tempos, atualmente, não tem merecido nenhuma grande homenagem.
Neste CD, “Eu sou o samba” ele desfila grandes sambas do passado. 1) Eu vou mandar prender...; 2) Você partiu...saudade me deixou. Agora é cinzas...(imperdível); 3) Nunca vi fazer tanta exigência...Você não sabe o que é consciência. Não vê que eu sou um pobre rapaz. Ai meu Deus que saudade da Amélia...(imperdível); 4) Eu sou o samba: A voz do morro sou eu mesmo sim senhor... Sou eu quem leva a alegria a milhões de corações brasileiros...(imperdível); 6) Aos pés da Santa Cruz você se ajoelhou... Em nome de Jesus um grande amor você jurou. Jurou mas não cumpriu...(imperdível); 9) Quem é você que não sabe o que diz...”; 14) Tristeza, por favor vai embora...Quero voltar aquela vida da alegria. Quero de novo cantar...(imperdível);


Registro: Não deixem de ver na TV-Brasil – Canal 4 (na NET) o programa de samba comandado pelo jovem Diogo Nogueira, às terças-feiras, 22 horas, trazendo sempre grandes nomes do samba de raiz (SAMBA NA GAMBOA).

DORINA - Samba de Fé

Dorina é uma sambista de raiz de verdade.
Em São Paulo é praticamente desconhecida, mas no Rio ela compõe cada bar, cada casa de show, dos bairros cariocas, onde todos a conhecem e a respeitam de há muito. Antes deste CD ela gravara “Dorina – samba.com” e depois, “Dorina e seus 10 anos de carreira”.
Nei Lopes, apresentou a cantora no seu segundo CD, em junho de 2000. Dentre outras coisas: “Moça de Irajá, bem escolarizada também, mas pós-graduada na brasileiríssima escola da vida dura e do samba bom. Diz ele que no primeiro CD ela faturou o prêmio SHARP de 1996 – veja a quanto tempo ama e canta o samba.
Pisando com força nesse chão, a interpretação segura, a voz personalíssima, a bela presença, a simpatia e a simplicidade como armas e lanças. Dorina se lança nesta nova empreitada. Provando que “fino trato”, mesmo, é tratar o samba como se trata a vida.
Com carinho, trabalho e talento. Sem Frescura”.
Neste último CD, lançado pela ROB Digital, Dorina desfila alguns dos mais genuínos sambas de raiz da atualidade, a maioria inéditos.
Destacamos: faixa 2: Banho de Fé (Arlindo Cruz, Sombrinha e Sereno). “Se você é de rodar. Ou se é de bater tambor, faça o favor. Tome um banho de amor. Um banho de cachoeira, Um banho de cachoeira. Faz levantar Acaba qualquer canseira. Banho de mar é bom para descarregar...”
- Faixa: “Obaxirê”.
Obaxirê. Mãe Senhora de Orun-Ayê...(imperdível).
- Faixa: “Apito no samba” (Luis Bandeira).
- Faixa: “Cheiro de saudade” (Sereno e Mauro Diniz).
“Vem com cheiro de saudade, vem
Pra mim com teu cheiro de amor
Trazendo nos teus olhos um desejo...”
- Faixa: “Na hora de voltar” (Adilson Garcia e Adauto Magalhães).
“Quando a saudade traz uma canção
Aumenta mais a solidão
À noite a lua ajuda só recordação. Faz despertar uma ilusão.
Eu lutei para esquecer não consegui...” (imperdível).
- Faixa: “Pedaço de ilusão” (Jorge Aragão, Sombrinha e Jotabê).
“Ai desse amor que é só meu
Nem a lua no céu, há de me ver sorrir
Se der para dividir, deixa um pouco pra mim.
Que eu nunca mais direi, que a vida Quis assim.” (imperdível).
- Faixa: “A Padroeira” (Rachado e Vaguinho) com participação especial de Beth Carvalho.
- Faixa: “Fidelidade Partidária” (Nei Lopes e Wilson Moreira).
“Por verde-amarelo na indumentária. Feijão com arroz na sua culinária. Ajudar quem tem situação precária. Não faz acordo com a parte contrária...”.
- Faixa: “Saudade demais” (Nelson Rufino, Roberto Chama e Carlos Chama).
“A lembrança de uma doce despedida
É tristeza que bate mas não dói
A certeza da cura ferida
Uma ânsia tão louca que não foi...”

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Sururu na Roda - Que Samba Bom

Trata-se de um grupo novo do Rio. Lançou este CD a Compact Disc. Foi um show gravado ao vivo no Centro Cultural Carioca em novembro de 2007.
A primeira faixa é “Samba Bom” (Geraldo Pereira).
A segunda é “De Maré” (de Roque Ferreira/Toninho Gerais).
A terceira faixa: “Mercado das Flores” (Rodrigo Maranhão).
“Vem, vem sambar/hoje a noite tem poesia ‘hora mas se tem’/o tempero é o de quem provar/o batuque é pra quem gostar/vai até o raiar do dia/faz dançar Maria e faz muito mais/eu vi gente bamba perder o juízo/sinuca de bico e sem solução...”.
A 4ª faixa é “Morena de Angola” (Chico Buarque de Holanda). Todos conhecem esta pérola do samba da nossa terra. Seu autor dispensa comentários. A música só tem um defeito. Sua letra é muito extensa e fala de tudo.
A faixa nº 5 é “Boca a Boca” (Nilze Carvalho/Cristino Ricardo). “O nosso amor se dividiu em mil pedaços se desfez no espaço/como uma bolinha de sabão/você foi pro sul e eu fui pro norte...”.
A faixa n.º 6 traz “Errei” (Nilze Carvalho/Fabiano Salek/Silvio Carvalho/Camila Costa).
Camila Costa que cantou uma música no CD antes comentado é uma das duas cantoras deste grupo.
A faixa n.º 7: “Sou gamado por mim” (Moadir/Beto Santos). “Ah...eu gosto muito de mim/ah eu sou gamado por mim/tem dias que me pego, me abraço e me beijo/me levo pro canto...”.
A faixa n.º 8 é “Aquele samba é meu” (Cristiano Ricardo/Da Silva).
“Aquele samba que o povo cantou na avenida/aquele samba é meu/é meu o samba é meu/quem fez aquele samba fui eu/é que eu não tinha uma camisa pra vestir...” (imperdível).
A faixa n.º 10 é "Correnteza" (de Edu Krieger). É muito bonita.
A faixa n.º 12 é “A volta/não sou mais disso” (Candeia/Zeca Pagodinho e Jorge Aragão).
“Quando eu pego a viola me esqueço da vida/mas não chora, não chora, é hora de partida/trago o samba no sangue e não posso ficar meu amor, não se zangue, que amanhã eu vou voltar/lhe darei uma flor, uma canção/pois o samba é minha oração/quando o sol clarear eu não tardo a chegar/pois o samba me leva e me traz/...”.
A faixa n.º 13 é “Balançada” (Camila Costa/Fabiano Saiek/Nilze Carvalho/Silvio Carvalho).
“Vou te mostrar/que o meu balanço/na hora h pode fazer/você balançar/o teu balanço/olhar de anjo/falam por ti/cê tá pedindo pra eu ficar...”.
Finalmente, na faixa n.º 14 temos “Onde o Brasil Aprendeu a Liberdade” (Martinho da Vila).

OBS.: contatos para show pelo e-mail: producao@sururunaroda.com e site: www.sururunaroda.com

As cantoras da Lapa - encantos do samba

Produzido por Ricardo Brito, o CD reúne as melhores cantoras que abrilhantam as noites dos bares da Lapa. Pena que, a rainha delas, que canta todas as sextas-feiras no Carioca da Gama, não está entre elas: Tereza Cristina.
A primeira faixa é “Feitiço do tempo” (de Alceu Moura com letra de Ricardo Brito e cantada por essa jovem revelação da Lapa, Ana Costa).
“Que bom você chegou/É tão bom te ver por perto/A noite está bonita/O dia mais completo...”
A faixa n.º 2 é “Quero ver você feliz” (Alberto Rosenvlit – letra Ricardo Brito – canta: Aninha Portal). “Quero ver você feliz/É verdade que nem ouço mais/Uma história de amor e paz/Quando a harmonia se eterniza em melodia...”.
A faixa n.º 3 é “Carioca da Gema” (Fernando Carvalho/Ricardo Brito – canta: Camila Costa).
“Essa é maravilhosa/Cidade das mais gostosas/Resistência do samba e do calor/Onde o novo também tem valor/Por isso vamos abrir/Espaço para ouvir/Um samba cujo tema/É carioca da gema...” (imperdível).
A faixa n.º 4 é “Quisera” (Ito Moreno – canta: Dorina).
Esta faixa tem letra genial e música muito linda. É realmente imperdível.
A faixa n.º 5 – “O longe não existe” (Fernando Carvalho/Ricardo Brito – canta: Elisa Adbor).
“O longe não existe/Se você está aqui/Morando no meu coração/Mas a saudade insiste/Em lembrar que sofri/Vivendo a nossa paixão...”.
A faixa n.º 6: “Agora é tarde” (Fernando Carvalho/Ricardo Brito – canta: Magali).
A faixa n.º 7: “Mundo Pequeno” (Ito Moreno/Ricardo Brito – canta: Márcia Lima).
“Ta difícil pra mim/Parar de sofrer/Quanta dor/Impossível pra mim/Tentar te esquecer/Meu amor/Ta difícil demais/Voltar a viver/Minha Paz/Impossível pra mim...”.
A faixa n.º 8: “Ainda vai chegar o dia” (Fernando Carvalho/Ricardo Brito – canta: Telma Tavares).
A faixa n.º 9: “Mais pra cá” (Ito Moreno/Ricardo Brito – canta: Verônica Ferriani).
A faixa n.º 10: “Coração Batuqueiro” (Ito Moreno/Ricardo Brito – canta: Vicka Barcellos).
“Pode chegar que o som do pandeiro já soou/Numa cadência que toca meu peito ao seu/É hora de me encher de beijos, vem amor/E meu coração batuqueiro vai ao céu/Sonhar e poder voar/...” (imperdível).