quarta-feira, 27 de maio de 2009

DUAS PRINCESINHAS ATUAIS DO SAMBA DE HOJE

Roberta Sá
Seu novo CD “Que belo estranho dia para se ter alegria” (Junior Barreto e Jair da Silva);
Faixas marcantes: “O pedido”; “Alô fevereiro” (Sidney Miller); “Interesse” (Carvalhinho); “Mais Alguém” (Moreno Veloso e Quito Ribeiro – “Não sei é certo pra você, mas por aqui já deu pra ver, mesmo espalhado ao redor, meus passos seguem um rumo só); “Janeiros” (Pedro Luis e Roberta Sá – “É como vento leve. Em seu lábio assobiar. A melodia breve. Lembrando brisa do mar. Mexendo maré num vai-e-vem. Pra se ofertar flor que quer desabrochar. Nasceu dourando manhã. Bordando areia. Com luz de candeia para nunca se apagar”. – Esta faixa é imperdível); “Cansei de esperar você (Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho – “Quando cansei de esperar você. Vi minha estrela maior renascer. Vi minha vida mais colorida cheia de encanto e de mais prazer... Minha alegria voltou. Brilhando no alvorecer. Quando deixei de amar e esperar por você”); “Laranjeira” (Roque Ferreira, com Hamilton de Holanda no bandolim); Novo amor” (Edu Krieger, com Hamilton de Holanda no bandolim – “A luz apaga porque já raiou o dia. E a fantasia vai voltar para o barracão. Outra ilusão desaparece quarta-feira. Queira ou não queira terminou o Carnaval. Mas não faz mal, não é o fim da batucada...); “Samba de um minuto” (Rodrigo Maranhão – Devagar, esquece o tempo lá de fora. Devagar, esqueça a rima de fora cara. Escute o que vou lhe dizer. Um minuto de sua atenção. Com minha dor não se brinca. Já disse que não... – faixa imperdível); “Girando na Renda” (Pedro Luiz, Sérgio Paes e Flávio Guimarães – “É no samba de roda, eu vou. No babado na saia eu vejo. A morena girando a renda. É prenda pro seu orixá. Todo fim de semana tem. Gente dos quatro cantos vem. Diz na palma e no verso. Histórias de tempos imemoriais. Roda que eu quero ver é bonito. Canta que eu quero ouvir. Bate o tambor na força do rito. Tudo para se divertir...).
Produção da própria Roberta Sá, gravado no Rio de Janeiro, MPB-Produções. Eu recomendo esse belíssimo CD de uma das princesas do samba de raiz, que ainda é ela muito linda.

Mariana Aydar
Pela Universal Music, acaba de sair o mais recente CD dessa revelação do samba de raiz de hoje, Mariana Aydar.
Chama-se “Peixes, Pássaros e Pessoas”.
Destacamos desse belíssimo CD as seguintes faixas: “Florindo” (Duani) . Porque você chora tanto? E sofre sem ter motivo? Vai, deixa todo esse rancor pra trás. Que a vida vem sorrindo pra nós dois...”; “Beleza” (Luiza Maita/Rodrigo Campos); “Aqui em casa” (Duan/Kavita); “Manhã Azul” (Duan/Nuno Ramos – “Manhã. Manhã de Azul. Manhã de céu...”); “Peixes” (Nenug) – “Peixes são iguais a pássaros...”; Nada disso é para você” (Rômulo Froés/Clima); “Poderoso Rei” (Duani); “O samba me persegue” (Duani – imperdível, com a participação de Zeca Pagodinho – “Minha alma por inteiro. Balança e chega a vibrar. Quando ouço o repique de anel. E o cavaco suingar. Chega a dar um arrepio de ver a verdade no ar. O samba me persegue. E eu não vou negar...”); “Teu amor é falso” (Duani); “Tudo que eu trago no bolso” (Kavita/Nuno Ramos).
Esse CD, dessa grande revelação do nosso samba de raiz, Mariana, eu recomendo a todos aqueles que são ligados ao verdadeiro samba.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

HOMENAGEM A PAULO VANZOLINI

Ao completar 85 anos esse grande compositor (e cientista da USP) recebeu, nos dias 25 e 26 de abril, no SESC - Vila Mariana, com dois shows: o primeiro às 21h00 do sábado e o segundo às 18h00 de domingo, justa homenagem.
Cantoras e cantores que sempre estiveram com ele, estiveram abrilhantando os dois shows. Referência especial para Ana Bernardo, que abriu os dois dias, com músicas como “Chorava No Meio Da Rua”, “Bandeira De Guerra”, “Valsa Das Três Da Manhã”, “Cara Limpa; Márcia, que imortalizou o “Ronda”, cantou-o mais uma vez, deixando a platéia em delírio; cantou ainda outras canções, dentre elas “Mente”, “Volta Depressa”. Eduardo Gudin cantou algumas canções que compôs com Vanzolini.
Referência especial para a jovem Suzana Salles, que, com uma voz belíssima, interpretou “Cravo Branco”, “Samba Abstrato”, “Praça Clóvis”, “Cara Limpa” e outros.
No domingo tivemos Maria Martha cantando algumas músicas das melhores; Carlinhos Vergueiro com “Teima Quem Quer”, “Amor De Trapo e Farrafo”, “Napoleão”, “Juízo Final”.
Os maiores sucessos, cantados em coro pela platéia foram, “Ronda” e “Volta Por Cima”.
Estiveram presentes, cantando, ainda, Na Ozetti e Duda Lopes e Grupo Flor Formosa.
Paulo Vanzolini, sentado na platéia, dirigiu palavras de humor à platéia e ainda cantou, sendo muito aplaudido. Recebeu o “parabéns pra você” da platéia, além de um bolo, pelas mãos de Ana Bernardo.
Foram dois shows memoráveis e emocionantes.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

CASA DE SAMBA – 2
Este exemplar da coleção tem sambas muito bons. É da Universal Music Ltda.
Vejam: “Com que roupa”, de Noel Rosa, cantada por Zeca Pagodinho & Caetano Veloso; “Tem que rebolar” com Elza Soares; “Lenço” com Monarco/Francisco Santana; “Volta por Cima”, de Paulo Vanzolini, com Noite Ilustrada e Márcia Freire; “Desde que o Samba é Samba” (Caetano Veloso) com Beth Carvalho; Senhora Liberdade” (Ney Lopes/Wilson Moreira) com Ney Lopes e Zélia Duncan. Considero este samba o hino do samba entre nós. Conta a história de uma dessas tragédias da vida; “A flor e o espinho” (Nelson Cavaquinho/A. Caminha/G. Brito) com Guilherme de Brito. Considero a frase “tire o seu sorriso do meu caminho que eu quero passar com a minha dor”, a mais fabulosa e abrangente da alma humana, das frases encontradas em todo o cancioneiro brasileiro (abrangendo sambas ou não); “O Mundo é um Moinho” (Cartola) com Fagner;

TRÊS MENINAS DO BRASIL
Lançado pela Sarapuí Produções Artísticas Ltda., reúne três das melhores sambistas contemporâneas: Teresa Cristina, Rita Ribeiro e Jussara Silveira. Dele destacamos: “Meninas do Brasil” (Moraes Moreira e Fausto Nilo); “Menina amanhã de manhã” (Tom Zé e Perna Froes); “Seo Zé (Carlinhos Brown, Marisa Monte e Nando Reis); “Na cabecinha do Dora” (Antonio Vieira e Pedro Giusti/David Nasser e Rubens Soares); “Para ver as meninas” (Paulinho da Viola), “Dama do Cassino” (Caetano Veloso); “Cantar” (Tereza Cristina); “Maria, Mariazinha” (Aloísio Ventura); “Chula Cortada” (Roque Ferreira).

Até breve!