terça-feira, 24 de março de 2009

Os Partideiros do Cacique

De há muito possuo três CDs do pessoal do Cacique de Ramos; lá, das rodas de samba (que continuam até hoje) surgiu renovadamente o samba de raiz, com nomes como Jorge Aragão, Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho e muitos outros.
O grupo Partideiros do Cacique nasceu lá e hoje faz sucesso em diversos lugares deste país, e é composto por Banana, Carlinhos, Tchatchacha, Marcinho do Pandeiro, Márcio Vanderlei, Bruno Sales e Marcos Leandro.
No início de 2003 os sambistas do Fundo de Quintal convocaram o grupo para acompanhar os compositores que apresentaram suas músicas para o repertório do disco "Festa para a Comunidade". Em setembro de 2003, cantaram com Sombrinha num show do Projeto Funarj, "Chorando e Sambando", o que lhes rendeu o prêmio revelação do ano.
Em novembro de 2004 o Fundo de Quintal gravou eu primeiro DVD, "Fundo de Quintal ao Vivo Convida", que contou com a participação do Partideiros. Em novembro do mesmo ano o grupo participou do projeto "Raça Brasileira", edição comemorativa do Projeto Som Livre criado 20 anos antes e que lançou Jovelina Pérola Negra, Mauro Diniz e Zeca Pagodinho.
Destaques do grupo: programa Dorina Samba - Rádio Viva Rio, AM 1180, destaque de 2003.
Do seu site retiramos estas palavras elogiosas do grupo: "Retomar a tradição das rodas à sombra das famosas tamarineiras, perpetuando o legado que deixaram sambistas da década de 1980. Essa a missão do grupo".
O projeto "Raça Brasileira - 20 anos" teve 200 mil DVDs vendidos pela Som Livre em 2005. Sobre os integrantes, falaremos um pouco da trajetória de cada um deles, depois.
Por enquanto quero registrar o show no qual estive presente, que o grupo nos ofereceu no Bar Brahma, na sexta-feira passada. Espetacular, como não poderia deixar de ser, com a participação desse monstro sagrado que é Sombrinha. As melhores músicas constantes dos CDs que mencionei (e outras) foram devidamente apresentadas (como "Perdoar Jamais").
Estarão se apresentando no SESC - Pompéia, nos dois 27 e 28 próximos. Imperdível.
Ainda hei de falar desse grupo fantástico. Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário